Site Overlay

Remessa formal e informal de dinheiro: visão geral

Ninguém fala nisto mas existem duas formas de enviar dinheiro para fora de um país, a remessa formal e a remessa informal.

Essas são apenas algumas das muitas opções que você descobre existem com pouco tempo quando esta morando em qualquer país no exterior.

Remessa formal e informal de dinheiro: visão geral

As remessas de dinheiro além de serem uma fonte de financiamento externo nas economias em desenvolvimento, as remessas internas de imigrantes legais ou indocumentados representam uma parte significativa da renda disponível de suas famílias.

Fazer remessa formal ou remessa informal?

Nos últimos anos esta crescente o volume de transferência de dinheiro e muitos expatriados tem uma forte dependência de transferências de moedas locais da onde estão, para seus países de origem.
E, a atenção está cada vez mais voltada ao volume de quantias enviada e ao impacto dos diferentes canais de remessas que são utilizados.

Isso levanta uma questão – como os imigrantes remeteram seu dinheiro antes de terem acesso aos canais formais de remessa online que existem atualmente?

O mais incrível é que antigamente os imigrantes contavam apenas com os amigos e viajantes – quanto aos viajantes eram geralmente completos estranhos, mas serviam para levar dinheiro para suas famílias.

Hoje, com a era digital influenciando cada vez mais nas decisões sobre o estilo de vida, os governos estão incentivando o uso de serviços formais de transferência de dinheiro.

No entanto, os canais informais de remessa online continuam prosperando devido a vários fatores.

— Quais são as diferenças entre as remessas?

Começamos aqui uma breve visão de como as duas formas operam, juntamente com os fatores socioeconômicos que influenciam os imigrantes legais e indocumentados (expatriados) a escolher um tipo de remessa ou a outra.

Quais são os tipos de remessas informais de dinheiro?

Em poucas palavras, as remessas informais de dinheiro são tipicamente geradas em pessoas particular e concluídas através de canais não identificados ou informados financeiramente.

Inicialmente, quando os serviços legais de transferência de dinheiro estavam indisponíveis ou escassos, os expatriados precisavam contar com amigos, viajantes ou  pessoas intermediárias para fazer esse trâmite.

Existem dados sobre essas transações?

Pode não haver dados empíricos para explicar a quantidade de remessas informais que ocorre globalmente, mas isso não nega o fato de que ainda continua a ser uma opção por uma infinidade de razões.

As remessas informais variam de região para região. Não existe um só lugar onde as transferências informais não aconteçam, em todos os continentes de norte a sul, leste a oeste a remessa informal é praticada.

Alguns países isso é muito comum e acontece com frequência, outros as quantidade de transações informais são moderadas.

Em muitos dos casos, isso é motivado principalmente pela falta de conhecimento tecnológico, acesso a web ou a confiança nos serviços legais de transferência de dinheiro.

Além claro, dos custos com taxas e impostos que estão envolvidos em cada operação de remessa formal online.

  • O contexto socioeconômico do imigrante expatriado desempenha um papel fundamental, juntamente com o status educacional da família do destinatário. Ao enviar para áreas rurais, os expatriados tendem a pensar: ‘Por que usar canais legais de remessa?’
  •  As leis e políticas de migração prevalecentes no país anfitrião têm um impacto significativo na decisão do expatriado de enviar dinheiro para casa.
  • Quando se trata de canais de remessa de dinheiro, o contexto financeiro do imigrante e sua família em casa desempenha um papel importante na influência da decisão. Fatores como ter uma conta bancária, custo e despesas, velocidade, conveniência e segurança definem se um imigrante preferirá usar canais de remessa formal ou informal.

No primeiro trimestre de 2019, a taxa pelo envio de US$ 200 em remessa para países de baixa e média renda foi de 7%. Isso é 4% maior que o custo previsto especificado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Quais são os tipos de remessas informais de dinheiro

É importante observar que um dos fatores mais críticos que levam os imigrantes a optar por canais informais de remessa de dinheiro é o alto custo de transferência de fundos por meio de canais de remessas online e formais.

Mas, apesar do custo envolvido, todos que moram fora de seus países de origem precisam estar cientes das desvantagens decorrentes do uso de canais informais de remessa de dinheiro.

Sim, claro que existem agentes informais que podem fazer esse trabalho mesmo de graça, mas não há como negar o quanto está em risco nesse negócio.

Atualmente os canais de remessa informal não precisa mais de ajuda de agentes ou viajantes para levar ou trazer dinheiro para suas famílias.

Os riscos de perder dinheiro foram minimizados com as transferências bancárias entre contas do mesmo banco e diferentes que acontecem em minutos.

Os canais de remessa informais deixaram de ser um meio arriscado, demorado e inseguro e, tem se tornado cada vez mais convenientes do que deveria ser.

Quais benefícios os canais formais de remessa de dinheiro?

Segundo o Banco Mundial, os fluxos de remessas foram projetados para atingir US $ 551 bilhões em 2019, um crescimento de 4,7% em relação a 2019.

O crescente volume de remessas transfronteiriças abriu caminho para que as instituições acelerassem o processo de entrega. Exceder a ajuda externa oficial, desde os anos 90, as entradas de remessas aumentam o PIB dos países em desenvolvimento.

Os avanços e inovações tecnológicas da indústria contribuem significativamente para o aprimoramento das transferências formais de remessas.

No entanto, o comportamento geral de pagamento de um imigrante e as características pessoais geralmente influenciam a escolha do canal.

Aqui está como:

  • Os imigrantes alfabetizados financeiramente têm mais probabilidade de usar canais formais de remessa de dinheiro, como bancos, corretoras, operadoras de câmbio, carteiras digitais móveis e serviços de transferência online de moeda estrangeira para enviar dinheiro para casa.
  • As instituições financeiras tradicionais geralmente envolvem um custo mais alto de envio e não são preferidas no caso de remessa de grandes quantidades.
  • As empresas de conversão online e fintechs de câmbio tem disponibilidade de amplos serviços de transferência de dinheiro sem muitas restrições.
  • Os locais para retirada de dinheiro em todo o mundo cresceram e permitem a transferência de dinheiro para mais de 190 países.

As entradas no países de remessas e transferência de moeda estrangeira fornecem suporte de renda às milhares de famílias, além de facilitar oportunidades de educação e saúde.

Hoje as políticas governamentais permitem aos imigrantes abrir contas bancárias, empresas e as facilidades aos não-residentes estão mais favoráveis, ou seja, facilitam também que os imigrantes expatriados usem canais formais para transferências de dinheiro.

Transferências e remessas de dinheiro

A indústria global de câmbio e transferências monetárias está trabalhando para aumentar o uso de canais formais de remessa de dinheiro.

Apesar das facilidades, é difícil de implementar para todos, inclusive no caso de imigrantes ilegais que talvez não desejem se identificar no país anfitrião.

No entanto, algumas soluções no nível macro estão trabalhando para criar um mercado mais transparente e direcionado ao cliente para imigrantes não importando o seu status.

Operadores de transferência de dinheiro, como a Remessa Online e TransferWise, ajudaram a aumentar a eficiência das transferências a custos extremamente competitivos.

Em um nível micro, as iniciativas adotadas por instituições financeiras formais para acelerar as entregas a um custo menor podem ajudar a direcionar mais imigrantes viajantes, trabalhadores e estudantes para os canais de remessa legal.

Um excelente serviço de transferência de dinheiro garantirá que o dinheiro chegue ao destinatário em minutos ou poucas horas, a um custo competitivo.

Incentivar todo tipo de imigrante na obtenção das melhores opções para transferência de dinheiro é uma das maneiras mais importantes de reduzir os canais informais de remessa.

Os canais formais oferecem os seguintes benefícios:

    • Eles garantem a transferência de dinheiro para os destinatários em qualquer lugar do mundo.
    • A tecnologia robusta garante que seu dinheiro seja transferido com segurança de volta para casa.
    • Serviços de remessa online permitem que o dinheiro seja rastreado enquanto ele está sendo transferido para os destinatários.
    • As tarifas competitivas permitem que os imigrantes economizem e enviem mais dinheiro.

Nota: Para saber o valor do dólar hoje em tempo real, do euro, libra e diversas outras moedas além de usar nosso conversor de moedas, acessa o menu principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 ValorDolar. All Rights Reserved. Politica de Privacidade | Catch Sketch by Catch Themes